ANVISA APROVA A INSPEÇÃO REMOTA DE MERCADORIAS IMPORTADAS

ANVISA APROVA A INSPEÇÃO REMOTA DE MERCADORIAS IMPORTADAS

in fev 07, 2022

Na primeira reunião do ano de 2022, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou resolução, a ser publicada futuramente, que autoriza e regulamenta a realização de inspeções físicas remotas em cargas importadas sujeitas à vigilância sanitária.
 
A medida tem sido adotada pela agência desde junho de 2021, a partir de um projeto-piloto teve como objetivo otimizar a inspeção de cargas importadas e a verificação de sua conformidade à legislação sanitária, a partir do uso de ferramentas da tecnologia da informação.
 
A inspeção física remota de cargas será realizada por meio de videoconferência, a partir da qual será possível avaliar as condições de armazenagem de cargas, identificação de eventuais falhas na embalagem e rotulagem antes do desembaraço, além da intervenção em situações que comprometam a qualidade e integridade das mercadorias. 
 
A nova ferramenta adotada pela Anvisa deverá permitir não apenas a inspeção física remota através da transmissão de imagens em tempo real, mas também o agendamento de inspeções via internet, a captura de imagens, além do download, armazenamento e posterior acesso aos arquivos obtidos na inspeção.