Pela primeira vez em águas brasileiras, a FSRU Karmol LNGT Powership Asia foi empregada em operação de transferência de GNL na modalidade ship-to-ship, ocorrida no Porto de Itaguaí. A operação contou com o apoio de algumas empresas de navegação e com a presença da Marinha do Brasil e do INEA, além do suporte de mais de 35 profissionais treinados para a operação.
Durante aproximadamente 30 horas, foram transferidos um total de 28 mil metros cúbicos para a FSRU. Segundo a empresa responsável, a operação contou com plano integrado de procedimentos operacionais, análise de riscos e simulações realizadas no Tanque de Teste Numérico da Universidade de São Paulo, o que garantiu segurança e alto desempenho em todo o processo.
O Porto de Itaguaí foi escolhido para a execução de um projeto pioneiro no Brasil, com duração estimada de 44 meses – a implementação de termelétricas flutuantes, que fazem uso dos serviços da FSRU para armazenamento e processamento da carga, entregando-a pronta para uso. O projeto ainda prevê a instalação de torres de distribuição para linhas de transmissão da energia gerada pelas termelétricas.

PRIMEIRA OPERAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE GNL SHIP-TO-SHIP OCORRE NO PORTO DE ITAGUAÍ
nov 30, 2022
in