No início dessa semana, a médica Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição foi promovida ao posto de Almirante pela Marinha do Brasil. A Contra-Almirante Maria Cecília ocupará o cargo de diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa.
Em entrevista à Folha de São Paulo, a Contra-Almirante Maria Cecília afirmou se sentir feliz e recompensada, além de acreditar que sua promoção inspirará mais mulheres a se interessarem em fazer parte da Força.
A nomeação representa um momento histórico. Vale lembrar que a Marinha do Brasil passou a permitir o ingresso de mulheres somente em 1981 e, desde então, apenas outras duas mulheres haviam alcançado o Almirantado. Maria Cecília é, portanto, a terceira mulher a exercer a função, e a primeira mulher negra.
De nossa parte, parabenizamos a Contra-Almirante Maria Cecília e esperamos que sua conquista sirva de inspiração para que muitas outras mulheres ocupem cada vez mais espaços, rumo à igualdade racial e de gênero.