No dia 12 de dezembro, ocorreu em Brasília o evento de lançamento do Guia de enfrentamento ao assédio no Setor Aquaviário, fruto do acordo de colaboração entre a ANTAQ e a WISTA Brazil, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos. O guia, idealizado por Flávia Nico, coordenadora-geral de Delegações e Convênios da Secretaria de Porto e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos, e coordenado por Flávia Takafashi, diretora da ANTAQ – ambas associadas da WISTA Brazil – tem como objetivo ser um manual de boas práticas no enfrentamento ao assédio de mulheres que trabalham no setor aquaviário brasileiro, visando a promoção de ambientes efetivamente seguros e respeitosos.
Durante o evento, assinou-se um protocolo de entendimentos com a OAB Nacional, representada por Ingrid Zanella, presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal e associada da WISTA Brazil. A colaboração busca ampliar a divulgação da campanha de conscientização, prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual contra mulheres nos portos e na navegação brasileira.
Nossa sócia, Flavia Melo, prestigiou o evento ao lado de Tainá Magalhães, coordenadora jurídica na Ipiranga. Ambas são fundadoras e fazem parte da chapa eleita para a presidência da associação para o triênio 2024-2026. Flavia ocupará o cargo de vice-presidente, enquanto Tainá assumirá a presidência, juntamente com Ana Paula Costa, gerente de operações na DS Norden.
Parabenizamos as idealizadoras pela iniciativa e reforçamos nosso apoio a esta incansável luta por um setor mais justo, equânime e seguro para todas.