Rodrigo Escobar é um advogado com formação em direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na cidade de São Paulo. Em 2009, ainda como estagiário, teve sua primeira experiência com o Direito Tributário e, desde então, vem atuando diretamente em causas desta área, especializando-se no contencioso judicial e administrativo. Tornou-se advogado em 2013 e em 2016, mudou-se ao Rio de Janeiro, cidade pela qual ficou admirado, momento em que passou a atuar principalmente com clientes do setor de óleo e gás.
Atuando nessa específica esfera do Direito Tributário, Rodrigo Escobar foi responsável pela formalização de questionamentos tributários que levaram a Receita Federal do Brasil a proferir, em 2019, as Soluções de Consulta COSIT nº 310, 319 e 320, as quais definiram o modo de tributação do PIS e da COFINS na importação de determinados insumos adquiridos por refinarias de petróleo, resultado que, além de ter gerado uma economia bilionária direta ao seu cliente à época, vinculou todas empresas do setor no país.
Muito instigado sobre relações interpessoais, Rodrigo Escobar já participou de diversos trabalhos voluntários e foi um dos fundadores do grupo de voluntariado chamado “Acesso Solidário”, que é voltado ao auxílio emergencial de moradores de rua e de algumas comunidades carentes da cidade de São Paulo.
Rodrigo é um apaixonado por esportes, viagens e seu cachorro, um Cavalier King Charles Spaniel chamado Alfred.
Formação Acadêmica:
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Pós-Graduação lato sensu em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Mentoria para desenvolvimento de liderança na Host Work Life – Programa Mindfulness com Lilian Capoletti
Idiomas:
Português e inglês.