Durante o Fórum de Investimentos Brasil 2022, o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse que, até o final deste ano, pretende encaminhar ao Congresso Nacional a “BR dos Rios”, proposta de Lei para incentivar a navegação pelas hidrovias do Brasil.
Desde o final de 2020 muito tem se falado sobre a BR dos Rios, entretanto, sem que nenhuma informação concreta fosse divulgada. O diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias, Dino Batista, já havia dito que a intenção era elaborar medidas capazes de incentivar a iniciativa privada a investir em novas hidrovias e em ampliações das que já existem.
O projeto visa estimular o transporte em rios nacionais como forma de equilibrar o fluxo de cargas e desafogar os outros meios de transporte no país, como o rodoviário e o ferroviário, fomentando a indústria do transporte hidroviário que, só nesse primeiro semestre de 2022 movimentou mais de 100 milhões de toneladas em carga, contando com a navegação de cabotagem, segundo dados da ANTAQ.
O nome dado ao projeto faz alusão à “BR do Mar”, sancionada no início do ano, que, dentre outras medidas, veio incentivando o transporte de cabotagem e a abertura do mercado nacional para atuação de empresas de navegação estrangeiras.